A produção da energia geotérmica consiste em transferir esse calor, num sistema composto de canos subterrâneos e de uma "bomba de sucção de calor", para aquecer ou arrefecer um edifício.
Uma bomba de sucção de calor é a componente do sistema que necessita de energia elétrica para poder funcionar. O seu papel consiste em extrair energia térmica da Terra para um edifício durante o inverno e o contrário acontece durante o verão onde transfere o calor do edifico até uma zona mais fria da Terra, assim mantendo-o fresco.
Para isto ser realizável, a energia térmica tem de viajar através de um meio líquido (água subterrânea) contendo uma solução que previne a gelificação da água nos locais onde ela atinge temperaturas baixas.
No mundo geram mais de 5600 megawatts de energia geotérmica, cerca de 40% da eletricidade produzidas em El Salvador provém do calor da Terra; na Nicarágua, 28% e no Quênia, 11% e em outros países como o México, Chile, Japão, Itália e França.
Um problema na produção dessa energia é o alto custo de construção das usinas, principalmente o da perfuração inviabiliza muitos projetos
A produção da energia geotérmica tem suas vantagens e desvantagens. A energia geotérmica é inesgotável, não é poluente, não ocupa grandes áreas como, por exemplo, a hidroelétrica com suas represas inutilizando grandes áreas com suas represas, as usinas geotérmicas serão construídas nos grandes centros, dispensando as redes de transmissão de energia elétrica, Mais segura e de muito mais fácil manutenção. Porém, a energia geotérmica não é renovável e geralmente causa impactos ambientais consideráveis, e suas fontes tem vida útil de exploração considerada baixas.
No Brasil ainda não temos nenhuma usina de geração de eletricidade geotérmica.
VOCE SABIA...
ResponderExcluirA primeira usina de eletricidade baseada em energia geotérmica foi a de Laderello na Itália, construída em 1913, acionando um gerador de 250Kw tendo sido posteriormente ampliada passando a gerar 400Mw elétricos.
Nesta usina a energia geotérmica é captada de uma profundidade de 1000 pés (987,5m), e o vapor gerado se encontra a uma temperatura de 240oC.