O blog mais diversificado, tanto em cores quanto em informações.







Curta bastante.



sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Energia geotérmica


Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo.
A produção da energia geotérmica consiste em transferir esse calor, num sistema composto de canos subterrâneos e de uma "bomba de sucção de calor", para aquecer ou arrefecer um edifício.


   
                                                                  
Uma bomba de sucção de calor é a componente do sistema que necessita de energia elétrica para poder funcionar. O seu papel consiste em extrair energia térmica da Terra para um edifício durante o inverno e o contrário acontece durante o verão onde transfere o calor do edifico até uma zona mais fria da Terra, assim mantendo-o fresco.

Para isto ser realizável, a energia térmica tem de viajar através de um meio líquido (água subterrânea) contendo uma solução que previne a gelificação da água nos locais onde ela atinge temperaturas baixas.
No mundo geram mais de 5600 megawatts de energia geotérmica, cerca de 40% da eletricidade produzidas em El Salvador provém do calor da Terra; na Nicarágua, 28% e no Quênia, 11% e em outros países como o México, Chile, Japão, Itália e França.
Um problema na produção dessa energia é o alto custo de construção das usinas, principalmente o da perfuração inviabiliza muitos projetos
A produção da energia geotérmica tem suas vantagens e desvantagens. A energia geotérmica é inesgotável, não é poluente, não ocupa grandes áreas como, por exemplo, a hidroelétrica com suas represas inutilizando grandes áreas com suas represas, as usinas geotérmicas serão construídas nos grandes centros, dispensando as redes de transmissão de energia elétrica, Mais segura e de muito mais fácil manutenção. Porém, a energia geotérmica não é renovável e geralmente causa impactos ambientais consideráveis, e suas fontes tem vida útil de exploração considerada baixas.
No Brasil ainda não temos nenhuma usina de geração de eletricidade geotérmica.


Um comentário:

  1. VOCE SABIA...
    A primeira usina de eletricidade baseada em energia geotérmica foi a de Laderello na Itália, construída em 1913, acionando um gerador de 250Kw tendo sido posteriormente ampliada passando a gerar 400Mw elétricos.

    Nesta usina a energia geotérmica é captada de uma profundidade de 1000 pés (987,5m), e o vapor gerado se encontra a uma temperatura de 240oC.

    ResponderExcluir