O blog mais diversificado, tanto em cores quanto em informações.







Curta bastante.



terça-feira, 26 de outubro de 2010

Energia Solar


                      solar.gif (22832 bytes)

    Energia solar,  é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa).
        Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
Alguns sistemas solares,  usam um refletor alto e côncavo como uma parabólica para focar a luz do sol nos tubos; estes aquecem tanto que a água ferve. O vapor pode ser usado para girar uma turbina e produzir eletricidade.
      A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
      A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
     O problema do sistema solar elétrico é que apenas funciona durante o dia, enquanto o sol aquece. Por isso, com o tempo nublado ou á noite não se gera energia elétrica. Alguns sistemas são duplos, ou seja, durante o dia a água é aquecida pelo sol e á noite usa-se gás natural para a ferver; deste modo, continua-se a produzir eletricidade
     No Brasil, alguns Estados e municípios já possuem leis que obrigam a instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar nas novas edificações destinadas às categorias de uso residencial e não-residencial. 
 O maior produtor mundial era o Japão, seguido da Alemanha e logo depois os Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário